A imprensa livre é um
dos pilares de uma democracia, e tem o papel de levar informações a todos, mas nos
últimos anos tem sido alvo frequente de
ataques e questionamentos quanto a sua
imparcialidade. No Brasil esse movimento
se intensificou após os protestos do ano de 2013, mas qual o motivo desses
ataques? Vamos tentar achar a resposta para esse movimento.
Com a ascensão
da internet o termo Fake News se popularizou e esteve
presente em meio a última eleição americana, e no Brasil houve várias
notícias falsas sobre os dois
candidatos. As Fake News ganham força na mesma velocidade que os
órgãos de imprensa tradicionais perdem credibilidade, é comum ouvir críticas, a veículos de imprensa que em
outros tempos eram blindados. Com a polarização gigante que estamos
enfrentando, estamos cada dia mais buscando informações de acordo com nossas
crenças, o que é chamado de viés de confirmação.
Um ponto que temos
que discutir é a monetização destes veículos de comunicação, de forma
geral a maioria sempre foi financiada por venda de espaços
publicitários, levantando assim o questionamento até que ponto pode
existir imparcialidade se um dos anunciantes for a notícia, e o repórter
vai conseguir fazer um trabalho de qualidade contra quem
paga seu salário? Isso é um dos vários questionamentos que podem surgir
quando se entende como funciona a arrecadação. Hoje em dia esse é um dos
grandes desafios do jornalismo moderno, a monetização, pois, com
avanço da internet, houve uma queda drástica na venda de jornais e a
própria televisão sofre uma forte concorrência com a internet na
disputa da atenção das pessoas.
Em meio a essa
discussão surgem muitos sites de notícias que se
identificam como independentes, pois, usam de outras formas de
financiamento para não terem suas pautas influenciadas por
patrocinadores. Mas a tão sonhada imparcialidade, ela está presente
nestes portais? A resposta é simples, não. Eles conseguem apoio dos
leitores exatamente por ter uma posição bem clara, como estamos em busca de
fatos e notícias que reforcem nossa opinião, se encontra muita gente
disposta a fazer doações para
um site que “pensa” igual a ele, e eles estão presente na esquerda e
na direita.
Os grandes portais
também tem um direcionamento, mas por serem
considerados grandes ainda mostram um pouco além. Um exemplo prático é
o jornal Folha de São Paulo que já foi questionado na época dos
governos do PT e nas últimas eleições foram alvos dos
eleitores do atual governo, um mesmo veículo de comunicação já foi criticado
por dois grupos políticos de nosso país. E a explicação é simples, imprensa
boa é a que fala o que esses grupos querem ouvir.
Nem mesmo a era da
informação foi suficiente para que as pessoas começassem a pensar por si mesmas.
Hoje com uma pesquisa rápida é possível identificar várias coberturas para o
mesmo fato, e mesmo assim preferimos ouvir somente o que queremos. Esse é o
desafio moderno do jornalismo.
“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade” William Randolph Hearst
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