Jornalismo, credibilidade e a internet




A   imprensa livre é um dos pilares de uma democracia, e tem o papel de levar informações a todos, mas nos últimos anos tem sido alvo frequente  de ataques e questionamentos quanto  a sua imparcialidade.  No Brasil esse movimento se intensificou após os protestos do ano de 2013, mas qual o motivo desses ataques? Vamos tentar achar a resposta para esse movimento.
 
   Com a ascensão da internet o termo Fake News se popularizou e esteve presente em meio a última eleição americana, e no Brasil houve várias  notícias falsas sobre os dois candidatos. As Fake News ganham força na mesma velocidade que os órgãos de imprensa tradicionais perdem credibilidade, é comum ouvir críticas,  a veículos de imprensa que em outros tempos eram blindados. Com a polarização gigante que estamos enfrentando, estamos cada dia mais buscando informações de acordo com nossas crenças, o que é chamado de viés de confirmação.

   Um ponto que temos que discutir é a monetização destes veículos de comunicação, de forma geral a  maioria sempre foi financiada por venda de espaços publicitários, levantando assim o questionamento até que ponto pode existir imparcialidade se um dos anunciantes for a notícia, e o repórter vai conseguir fazer um trabalho de qualidade contra quem paga seu salário? Isso é um dos vários questionamentos que podem surgir quando se entende como funciona a arrecadação. Hoje em dia esse é um dos grandes desafios do jornalismo moderno, a monetização, pois, com avanço da internet, houve uma queda drástica na venda de jornais e a própria televisão sofre uma forte  concorrência com a internet na disputa da atenção das pessoas.
  
   Em meio a essa discussão surgem muitos sites de notícias que se identificam como independentes, pois, usam de outras formas de financiamento para não terem suas pautas influenciadas por patrocinadores. Mas a tão sonhada imparcialidade, ela está presente nestes portais? A resposta é simples, não. Eles conseguem apoio dos leitores exatamente por ter uma posição bem clara, como estamos em busca de fatos e notícias que reforcem nossa opinião, se encontra muita gente disposta a  fazer doações para um site que “pensa” igual a ele, e eles estão presente na esquerda e na direita.

    Os grandes portais também tem um direcionamento, mas por serem considerados grandes ainda mostram um pouco além. Um exemplo prático é o jornal Folha de São Paulo que já foi questionado na época dos governos do PT e nas últimas eleições foram alvos dos eleitores do atual governo, um mesmo veículo de comunicação já foi criticado por dois grupos políticos de nosso país. E a explicação é simples, imprensa boa é a que fala o que esses grupos querem ouvir.

   Nem mesmo a era da informação foi suficiente para que as pessoas começassem a pensar por si mesmas. Hoje com uma pesquisa rápida é possível identificar várias coberturas para o mesmo fato, e mesmo assim preferimos ouvir somente o que queremos. Esse é o desafio moderno do jornalismo.
“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade” William Randolph Hearst

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