Recentemente
estourou na mídia o caso da Bettina, se espalhou e alcançou uma repercussão que
nem a própria Empiricus esperava. Se por
acaso não sabe do que estou falando, vou ajudar com um breve resumo: a
personagem aparece em um comercial para YouTube, onde diz ter 22 anos e tem
mais de 1 milhão de reais de patrimônio , e que tinha começado com apenas R$
1500 reais.
Não precisamos ser economistas para dizer que
isso seria impossível, com somente o aporte de R$1500. Como resultado da
repercussão ela teve seus 15 minutos de fama, e apareceram oportunidades de dar
alguns detalhes adicionais que não estavam presentes no comercial. Por exemplo,
foi explicado que ela ganhou R$35.000 do avô de presente de formatura e deixa
claro que ocorreram outros aportes, e que ela se considera uma pessoa
privilegiada de classe média alta.
Mas o ponto que quero
chegar com essa historia, é como as pessoas “compram” produtos ou cursos que
prometem resultados milagrosos. O principal motivo é a fé inabalável na
existência de um atalho para o sucesso, um segredo escondido que está guardado
com algumas pessoas.
Isso não é nenhuma
novidade no mundo, sempre existiram pessoas com a intenção de ajudar, vendendo fórmulas prontas, seja para fins financeiros,
para liberdade, para aprender algo novo, entre tantos outros assuntos que estão
por ai. Mas agora temos a internet com um alcance gigante, ficando cada dia
mais fácil compartilhar esses “conhecimentos”.
Com uma rápida
pesquisa no Instagram, por exemplo, é possível encontrar vários perfis com
dicas de sucesso, o conteúdo entre eles são sempre bem parecidos, e muitas
vezes bem deslocados da realidade do Brasil, com dicas que se aproximam do
absurdo. E na maioria das vezes possuem um treinamento do “sucesso” a venda,
para ensinar os passos que ele fez para alcança-lo, e infelizmente esse sucesso
na maioria das vezes é ficcional. Lembrando sempre que existem excelentes páginas,
com conteúdos ricos que podem realmente impactar a vida das pessoas.
Na
maioria das vezes, as críticas são tratadas como um ataque ao sucesso, ou seja,
você não consegue e prefere dizer que eles estão errados. Respostas comuns são
frases prontas de motivação, que funcionam com grande parte do público alvo. Os
ditos críticos são de extrema importância para eles, muitos apostam na
polarização para alcançar maior número de pessoas e ser “ajudado” pelos
algoritmos das redes sociais. Quanto maior a interação e engajamento, maior o
alcance deste assunto, favorecendo esse produtores, independente do conteúdo
“bom” ou “ ruim”.
Cada dia se torna
mais importante exercitarmos nosso pensamento crítico, é preciso sempre
questionar até que ponto isso se aplica a sua realidade. E precisamos entender que não existe fórmula secreta para nada. No último artigo escrito para o blog ( Sociedade do cansaço), entramos no debate como esse mercado do otimismo em excesso é bem
lucrativo e como ele pode fazer mal para a sociedade.
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